Projeto Humanizar, do Hospital São Paulo – Unimed Araraquara, propicia ações de integração aos pais que estão com seus bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal

Compartilhe esta notícia:

Cartões psicoafetivos fixados nos berços ou incubadores transmitem mensagens positivas, deixando o ambiente mais leve e acolhedor para todos.

Transmitir confiança, segurança e apoio são alguns dos pilares do tratamento humanizado que o Hospital São Paulo (HSP) – Unimed Araraquara faz questão de utilizar junto aos seus pacientes que passam por qualquer tipo de internação, independentemente da idade.

E, recentemente, nossos beneficiários recém nascidos ganharam um projeto especial só para eles. É que, desde o começo do ano, a equipe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do hospital desenvolve o Projeto Humanizar.

A ideia é que os pequenos se expressem aos seus pais a cada boa nova, ou seja, a cada etapa de seu desenvolvimento durante a internação sob cuidados intensivos. Para tal, são utilizados cartões fixados nos berços ou incubadoras com recados de incentivo e estímulos, deixando o ambiente mais colorido e acolhedor, assegurando um clima mais leve afetivo, poético e com muita paz. Assim, todos se sentem menos fragilizados durante o período de tratamento.

“As escolhas de quais cartões serão utilizados são feitos de acordo com a evolução do bebê, que é definida com a equipe de enfermagem”, comenta Michelle Cristini Inowe, Enfermeira Coordenadora da UTI Neonatal.

Segundo Daniela Faria, Psicóloga do Hospital São Paulo, a iniciativa promove uma maior integração entre a equipe e a família durante as visitas, estimulando e encorajando os pais a acompanharem o desenvolvimento de seus filhos. “Celebramos todas as conquistas, que embora pareçam pequenas, são grandiosas aos recém-nascidos”, comenta.

“As ações são importantes para humanizar o trato das mães com os bebês que, na verdade, ficam em alguns momentos preocupadas com a evolução clínica e esquecem também da importância do tato, da voz, da comunicação. As plaquinhas psicoafetivas ajudam neste tocante”, analisa a Dra. Maria Ap Malfara Andrade Machado, pediatra responsável pela UTI Neonatal.

Mamãe do Arthur, Tatiana Garcia Vieira, confessa que ficou apreensiva quando seu filho precisou ser internado na UTI. Por lá, ele ficou por 32 dias. “Todo esse período foi amenizado pelo acolhimento de todos os profissionais Unimed Araraquara. As mensagens de paz, as atividades de muito carinho, tudo que foi feito me deixou mais tranqüila. Eu só tenho a agradecer”, afirma.

LIGAÇÕES AFETUOSAS

Dentro deste contexto de carinho e amor, Daniela também destaca os chamados “mêsversários”, comemoração simbólica a cada mês completado pelo recém-nascido na UTI Neonatal. Nela, os familiares escolhem a temática da data festiva e tudo é organizado conforme desejo dos familiares. Essa ação visa minimizar a dor, o estresse, a saudade e propicia alento.

Ainda, em todas as sextas-feiras, é realizado projeto musicoterapia. “Após a coleta das preferências musicais dos pais, em especial aquelas canções cantaroladas durante período gestacional, realizamos essa ação com as músicas, incentivando os pais a cantarem para seus bebês. É um momento de delicadeza, de troca, sensibilidade, emoção e aproximação entre os pais e a criança”, finaliza Daniela Faria.

Compartilhe esta notícia: